Politica Integrada

 

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Cercimarante realiza a sua missão e cumpre com a sua Política da Qualidade alicerçada na concretização dos princípios enunciados na sua Política Integrada de gestão e orientação para o cliente. Visamos, pois, uma atuação de excelência, que se consubstancia, primariamente, na promoção do empowerment e Qualidade de vida do cliente e, necessariamente, na melhoria contínua do seu desempenho, através da comparação com as melhores práticas de gestão e prestação de serviços.

Neste sentido a Cercimarante define o seu planeamento estratégico visando:

a)      Reforçar as suas estratégias de liderança e melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão, estabelecendo e revendo os objetivos definidos em intervalos de tempo planeados, atendendo às necessidades;

b)      Apostar continuamente na inovação dos seus serviços/ práticas;

c)      Consolidar a satisfação das partes interessadas;

d)      Maximizar a relação com os parceiros;

e)      Apostar continuamente na qualificação e motivação dos recursos humanos;

f)       Atenção permanente a todas as condições que promovam o bem-estar das partes interessadas, particularmente as internas;

g)      Fomentar práticas de responsabilidade social;

h)      Integração social e/ ou profissional de todos os seus clientes;

i)       Respeitar a forma como as pessoas vivem, sentem e compreendem o seu dia-a-dia (em suma: Qualidade de Vida).

 

POLÍTICA DA LIDERANÇA

A Cercimarante atua no sentido de cumprir a sua missão mediante uma comunicação eficaz que permita o envolvimento de toda a organização, promovendo-a como uma entidade de referência na comunidade.

Orienta-se para a concretização da sua visão através da promoção de projetos inovadores e diversificados que visem a satisfação das necessidades e expectativas detetadas através do comprometimento de todas as partes interessadas.

Aposta na melhoria contínua dos serviços prestados através do desenvolvimento de novas parcerias, do envolvimento da comunidade, da melhoria das infraestruturas e equipamentos e no desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos.

 

POLITICA DOS RECURSOS HUMANOS

A Cercimarante define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao recrutamento, seleção, formação e avaliação dos seus colaboradores e colaboradoras, com vista a promover a melhoria da sua qualificação e do seu desempenho. Garante a promoção e o desenvolvimento das suas capacidades individuais, com base na procura constante da sua motivação, participação e reconhecimento da excelência e o mérito.

A Cercimarante cumpre com a legislação nacional obrigatória e promove sistemas de gestão que assegurem a saúde, a segurança e o bem-estar dos colaboradores e das colaboradoras.

 

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO

A Política de Recrutamento baseia-se no reconhecimento da igualdade de oportunidades e no respeito total pela dignidade humana, de forma a impedir qualquer forma de discriminação e promover o mérito individual.

A estratégia da Cercimarante passa por atrair e reter profissionais com uma boa formação humana, profissional e académica, e potenciar as suas capacidades através de programas de desenvolvimento, essencial à atualização de conhecimentos e práticas.

A Política de Recrutamento é definida em relação direta com a Visão, Missão e Valores, no sentido de garantir a existência de um conjunto de instrumentos que contribuam diretamente para a melhoria dos processos e nos permita alcançar os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade, assegurando o envolvimento dos todos os colaboradores.

O recrutamento na Cercimarante assenta em três aspetos fundamentais: a formação profissional/ académica sólida, a capacidade para trabalhar em equipa e consciência da dimensão humana e social da nossa missão.

O espírito de equipa, a igualdade, a solidariedade, a cooperação, a responsabilidade, a ética e o respeito pela diferença, são elementos chave da nossa cultura.

O recrutamento pode ser interno ou externo, salvaguardando-se a preferência por colaboradores internos, ex-colaboradores, ex-formandos, voluntários e ex-voluntários, e terão sempre que ser tidos em conta a dedicação e o empenho e o alinhamento com a nossa missão e os nossos valores. A Cercimarante tenta manter ao longo dos anos uma equipa estável, coesa e dinâmica.

 

POLÍTICA DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E NÃO DISCRIMINAÇÃO

A Cercimarante tem como matriz essencial e indispensável a prossecução e a salvaguarda do princípio da igualdade de oportunidades e o dever de não discriminação, que se reflete nas seguintes condutas:

1. Proibição de qualquer prática discriminatória em razão do género, idade, raça, cor, condições socioeconómicas, orientação sexual, opiniões políticas ou convicções religiosas.

2. Assegurar condições dignas de trabalho;

3. Prevenção e controlo de práticas que possam originar situações discriminatórias nas suas diferentes expressões.

Todas as partes interessadas têm o dever de comunicar quaisquer condutas tendentes a configurar uma prática discriminatória nas suas diferentes expressões.

 

POLÍTICA DE DIREITOS

A Cercimarante assume o compromisso na defesa e promoção dos direitos das pessoas apoiadas com ou sem deficiência, adotando a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Atua no sentido do respeito pela dignidade de todos/as, assegurando a igualdade de oportunidades e não discriminação, respeito pela privacidade e confidencialidade.

Promove os seus serviços com base nas expectativas e necessidades individuais dos/as clientes, mediante a sua participação ativa e escolha informada.

Tal encontra-se refletido na Carta dos Direitos dos Clientes.

 

POLÍTICA DE ÉTICA

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. É um conjunto de valores que deve orientar o nosso comportamento em termos sociais e no nosso relacionamento, no dia-a-dia, com os clientes e colaboradores.

A Cercimarante pauta a sua conduta pelos princípios éticos, destinados a aperfeiçoar os relacionamentos da organização e elevar o clima de confiança nela existente, e assumir o compromisso com o respeito pelos direitos humanos.

 

POLÍTICA DA CONFIDENCIALIDADE

A Cercimarante compromete-se a tratar os dados pessoais de clientes e de outras partes interessadas de acordo com a Lei 67/98, de 26 de Outubro, respeitando a transparência do processo, a reserva da vida privada e dos direitos, liberdades e garantias fundamentais.

Os Dados Pessoais são recolhidos após o consentimento do titular ou seu familiar/responsável, são arquivados em suporte digital e/ou papel, para uso exclusivo da Cercimarante ou para responder a solicitações de Entidades Estatais, sendo neste âmbito apenas disponibilizados os dados solicitados. Para qualquer alteração a esta premissa será pedido o consentimento informado.

A entrega de documentos com Dados Pessoais autoriza automaticamente o seu tratamento.

O acesso à informação relativa aos Dados Pessoais é restrita aos gestores de processo e a quem, por inerência das funções exercidas na Cercimarante, utiliza os dados em causa, estando este obrigado a agir de acordo com a Politica de ética da Cercimarante e sigilo profissional.

 

POLÍTICA DE PARCERIAS

A Cercimarante atua e procura constantemente desenvolver parcerias com outras entidades, públicas ou privadas, para explorar sinergias de modo a melhorar a sustentabilidade organizacional.

Compromete-se a desenvolver as atividades de parceria de acordo com as regras definidas nos Protocolos e proceder à avaliação destas ações de modo a assegurar relações de parceria contribuam para a excelência organizacional.

Procura manter a motivação das entidades parceiras, pautando sempre a sua atuação por princípios éticos, de transparência e integridade, com vista a assegurar a sua continuidade e abrangência dos serviços.

 

POLÍTICA DE PARTICIPAÇÃO

A Cercimarante promove ativamente a participação e o envolvimento dos/as seus clientes, colaboradores e de outras partes interessadas, potenciando desta forma o empowerment (oportunidades para efetuar escolhas e tomar decisões relativas ao seu projeto de vida) dos/as seus clientes, e, melhoria dos processos de qualidade em toda a dinâmica da Cooperativa.

 

POLÍTICA DE ABRANGÊNCIA

A Cercimarante no desenvolvimento dos seus serviços/ atividades procura identificar e respeitar todos os aspetos importantes de qualidade vida dos/as seus clientes numa perspetiva ecossistémica. Intervém de forma continua procurando responder a todas as necessidades e expetativas, no âmbito da especificidade dos seus serviços.

Neste propósito, envolvemos todas as partes interessadas.

 

POLÍTICA DE QUALIDADE DE VIDA

A Cercimarante promove a qualidade de vida dos/as clientes através de um projeto pessoal que garanta o respeito pela sua individualidade e potencie os meios necessários para a sua plena participação.

A Cercimarante desenvolve todos os seus serviços/atividades respeitando o modelo de qualidade de vida dos/as clientes que tem por base a perceção individual face à sua posição nos diferentes ambientes. Esta política assenta no conceito de qualidade de vida da Cercimarante (forma como as pessoas vivem, sentem e compreendem o seu dia-a-dia).

 

POLÍTICA DE ORIENTAÇÃO PARA OS RESULTADOS

A Cercimarante define, implementa e monitoriza medidas para alcançar, e, superar metas definidas que têm como objetivo acrescentar valor aos seus clientes e outras partes interessadas. Numa ótica de melhoria continua e com base numa utilização racional e eficiente dos recursos, acompanha e mede o desempenho da Cooperativa mediante mecanismos sistemáticos avaliação.

 

POLÍTICA DE MELHORIA CONTINUA

A Cercimarante procura a melhoria contínua e otimização dos seus serviços, visando a satisfação dos/as seus clientes e outras partes interessadas. Promove mecanismos de comunicação e divulgação eficazes, aposta em estratégias inovadoras, no desenvolvimento dos/as seus colaboradores e assegura o envolvimento ativo de todas as partes.

 

POLÍTICA DE INOVAÇÃO

A Cercimarante procura constantemente diversificar e inovar atividades, e formas de fazer de modo a responder às necessidades e desafios. Aposta em novas formas de envolvimento dos/as clientes e outras partes interessadas com vista à melhoria contínua.

 

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Cercimarante define e implementa a sua missão com vista ao desenvolvimento da sociedade nos domínios ambiental, económico, social e cultural.

 

POLÍTICA DE RECONHECIMENTO

A Cercimarante promove o reconhecimento dos seus colaboradores e voluntários, de forma a potenciar o bom desempenho e a motivação no trabalho.

A Cercimarante tem uma avaliação de desempenho que servirá de base a atribuição da recompensa/ reconhecimento. As formas de reconhecimento serão coerentes com as restantes políticas da Cercimarante e são ajustadas aos recursos que a mesma dispõe para a atribuição da recompensa.

 

POLÍTICA DE PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Os maus tratos dizem respeito a qualquer ação ou omissão não acidental, praticada pelos pais, cuidadores ou outrem, que ameace a segurança, dignidade e desenvolvimento biopsicossocial e afetivo da vítima.

A violência doméstica é qualquer conduta ou omissão de natureza criminal, reiterada e/ou intensa ou não, que inflija sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos, de modo direto ou indireto, a qualquer pessoa que resida habitualmente no mesmo espaço doméstico. Por forma a identificar sinais, prevenir/ terminar com situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral da vítima, a Cercimarante com competência em matéria de infância e juventude promove ações de sensibilização/ formação aos seus colaboradores, numa perspetiva de prevenção primária.