Cercimarante em Movimento - 5º dia: Ambiente (Ação de Sensibilização)

Cercimarante em Movimento - 5º dia: Ambiente (Ação de Sensibilização)

Ainda no âmbito da “Cercimarante em Movimento – 2017”, privilegiou-se, no último dia da semana dedicada a esta atividade, e de novo, o tema “Ambiente”, a 10 de novembro, com a realização de uma ação de sensibilização sobre “Incêndios Florestais”, ministrada pelo Coordenador Concelhio da Associação Mãos à Obra (A.M.O.) - Portugal, Rodrigo Oliveira, que se deslocou à Sede da Cercimarante para, aí, abordar este tema e esclarecer todas as dúvidas aos clientes e colaboradores desta Cooperativa. O coordenador da A.M.O. Portugal começou por esclarecer quanto tempo demora a decompor-se o lixo que produzimos e que é depositado, muitas vezes, nas florestas, sendo que alguns materiais levam centenas de anos a desaparecerem por completo, como é o caso do alumínio e do vidro.
Falou também do Centro Nacional de Sementes (CENASEF), localizado em pleno Parque Florestal de Amarante, das suas principais atividades e um pouco da sua história, ligada à conservação e fornecimento das mais variadas sementes.
Falou da beleza e importância das árvores, e enumerou algumas das entidades que cuidam da Natureza, onde constam, entre outras, a AMO Portugal e também a Cercimarante.
Seguiu-se a abordagem ao flagelo dos incêndios, com o esclarecimento dos períodos de risco de incêndios florestais, mas também a partilha de fotografias de alguns incêndios que queimaram muitos e muitos hectares de floresta. Algumas das fotografias ilustram o que resta, depois, das florestas, após os incêndios.
Foram também visualizados três vídeos. Um sobre algumas atividades de reflorestação; outro com momentos catados durante alguns incêndios, e outro com instruções e formas de combater os incêndios.
No final, houve espaço para colocar questões e dúvidas a Rodrigo Oliveira.
Recorde-se que, ainda nessa semana, o tema “Ambiente” já tinha sido abordado, com uma outra atividade, para a qual foi escolhido o subtema “Reflorestar Portugal”. Por isso, durante uma manhã, foram oferecidas, por um grupo de clientes e colaboradores da Cercimarante, pequenos pinheiros mansos a muitos transeuntes e lojistas do Comércio Tradicional, em algumas ruas de Amarante, para que pudessem ser plantados e, desta forma, se possa combater o flagelo dos incêndios que afetou, de forma drástica, o nosso país.
O grupo ofereceu também um pinheirinho ao Destacamento Territorial de Amarante da Guarda Nacional Republicana (GNR) e, na Câmara Municipal de Amarante (CMA), entregou um pinheirinho ao presidente do Município, José Luís Gaspar, à Vereadora com o pelouro da Ação Social, Educação e Ambiente, Lucinda Fonseca, e ao, que receberam o grupo de clientes e colaboradores no Salão Nobre da CMA.
Foi um gesto simbólico, mas que pretendeu fazer a diferença na sensibilização para a importância da reflorestação.

A Cercimarante aproveita este momento para, publicamente, agradecer ao Sr. Rodrigo Oliveira a sua disponibilidade e simpatia em integrar esta atividade. O nosso muito obrigada!

Próximos Eventos

More Events

Facebook