Fundador da Cercimarante vence Prémio do Cidadão Europeu 2018
Publicado por: Cercimarante Em: 14 de Junho de 2018

Fundador da Cercimarante vence Prémio do Cidadão Europeu 2018

O fundador número um da Cercimarante, António Pinto Monteiro, foi distinguido, no passado dia 08 de junho, pelo Parlamento Europeu (PE), com o Prémio Cidadão Europeu 2018, em representação de Portugal, juntamente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
“Estou muito feliz e orgulhoso por receber este prémio, que foi totalmente inesperado”, contou António Pinto Monteiro ao Departamento de Comunicação da Cercimarante, e continuou: “estou de coração cheio por tudo aquilo que fiz por aqueles que mais precisavam. Mas estou, igualmente, feliz por perceber que este prémio, e este reconhecimento, projetam Amarante e o nosso país além-fronteiras, no âmbito de uma área tão importante como é a da Economia Social”. 
O galardão destina-se a homenagear pessoas ou organizações que se distingam por empreendimentos e/ou empenho na promoção e na integração europeia, e contribuam também para o reforço do espírito europeu.
António Pinto Monteiro destacou-se pela sua dedicação a causas sociais, em particular no trabalho com crianças/jovens com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza. Em 1980, por exemplo, com o apoio de uma rede de contactos que estabeleceu a nível europeu, fundou a Cercimarante, Cooperativa que se tornou um modelo a nível nacional.
Esta distinção é, por isso, motivo de orgulho para todos, como destacou o presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Carlos Pereira: “É mais uma justa e merecida distinção que a todos nós, família Cercimarante, nos enche de orgulho e satisfação, pois assistimos ao reconhecimento do cidadão Pinto Monteiro, fundador da nossa Cooperativa, grande líder e visionário que, aproveitando as suas qualidades e competências, se tornou num dos maiores empreendedores sociais do nosso país, deixando uma marca nacional e além-fronteiras, ao alcance de muito poucos.
Para mim, é um enorme privilégio ser seu amigo e de ter tido, e ainda continuar a ter, a oportunidade de partilhar e vivenciar momentos e experiências únicas e inesquecíveis.
É nessa amizade e partilha crescentes que pretendo continuar a reconhecê-lo, e a testemunhar o ser humano único e de excelência que é”. 
Os signatários da candidatura a este prémio, os eurodeputados Francisco Assis, Liliana Rodrigues, Manuel dos Santos e Carlos Zorrinho, salientaram também que, “ao longo de 40 anos, António Pinto Monteiro empenhou-se em promover a solidariedade intraeuropeia, promovendo a troca de experiências de profissionais provenientes de vários Estados europeus.”
Para além da Cercimarante, António Pinto Monteiro fundou, igualmente, a Associação A Terra dos Homens, o Infantário-Creche “O Miúdo”, e um Centro de Dia para idosos, em São Gonçalo. 
Em 2011, foi o entrevistado de uma das edições de "Portugueses Extraordinários", programa de reportagens da RTP1, sobre pessoas que se destacaram em Portugal, nas mais diversas áreas, tendo António Pinto Monteiro sido entrevistado, enquanto filantropo, e por todo o contributo que tem dado à área social.
 
Prémio do Cidadão Europeu 2018 entregue em Bruxelas
A cerimónia de entrega do Prémio Cidadão Europeu 2018, a todos os vencedores europeus, provenientes de 26 Estados-Membros da União Europeia, decorre a 9 e 10 de outubro deste ano, em Bruxelas.
Haverá, igualmente, uma cerimónia pública de entrega do Prémio, em Portugal, sem data ainda definida. 
O PE atribui, anualmente, desde 2008, o Prémio do Cidadão Europeu a cidadãos ou organizações que se tenham distinguido por atividades que promovam um melhor entendimento mútuo, e uma maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros, ou que facilitem a cooperação transfronteiriça na União Europeia, ou ainda que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. 

Próximos Eventos

More Events

Facebook