Atividades Campanha do Pirilampo Mágico 2018 (1ª fase)
Publicado por: Cercimarante Em: 11 de Julho de 2018

Atividades Campanha do Pirilampo Mágico 2018 (1ª fase)

A Cercimarante realizou um conjunto de atividades, no âmbito da Campanha do Pirilampo Mágico 2018, cujo slogan escolhido foi, “Pirilampo Mágico: À descoberta de novas fronteiras”, e que decorreu entre os dias 18 de maio e 17 de junho. Na manhã de 18 de maio, apresentou, em sessão pública nos Paços do Concelho de Amarante, o novo Pirilampo Mágico, na presença da madrinha da campanha, a vice-presidente da Câmara Municipal, Lucinda Fonseca, do presidente do Município, José Luís Gaspar, vereadores e outros autarcas dos municípios onde esta Cooperativa leva, igualmente, a Campanha do Pirilampo Mágico, tais como, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mesão Frio, Penafiel, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião. Presentes estiveram também clientes, colaboradores e órgãos sociais da Cooperativa. A sessão de apresentação contou com um desfile de 21 Pirilampos Mágicos gigantes, elaborados na Cercimarante, pelas mãos de clientes e colaboradores, com as diferentes cores escolhidas para as campanhas feitas ao longo de 31 anos de existência desta mascote solidária. Refira-se que, ao fim de 31 anos, o Pirilampo Mágico, considerado um dos maiores símbolos de solidariedade social, em Portugal, assume uma nova imagem, mais ousada e moderna, mas, como destaca a Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) responsável pela Campanha, a nível nacional, “mantém a missão que esteve na base da sua criação, e que consiste na luta pela defesa e consagração dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, bem como o apoio às organizações que lhe prestam suporte”.

"Pirilampo Mágico foi às Escolas…"

Ao longo da Campanha, a Cercimarante também levou o Pirilampo Mágico a vários Agrupamentos de Escolas, não só de Amarante, como dos setes concelhos até onde leva a magia desta mascote. Apelando, uma vez mais, a uma dimensão infantil da Solidariedade, foram elaborados alguns Pirilampos gigantes com as cores da campanha deste ano, para que a interação com as crianças fosse ainda maior. Ao mesmo tempo, todas as turmas do primeiro ano dos vários Agrupamentos de Escolas do concelho e da Fundação Colégio de São Gonçalo de Amarante visitaram as instalações da Cercimarante, nomeadamente os três Centros de Atividades Ocupacionais (C.A.O.), onde puderam conhecer um pouco mais do dia-a-dia dos clientes.

"Pirilampo Mágico brilhou no Comércio Tradicional e nas ruas…"

De forma a estar mais perto da Comunidade, o Pirilampo Mágico esteve à venda em algumas lojas do Comércio Tradicional, e foi sendo, igualmente, vendido nas ruas de Amarante, por cliente e colaboradores da Cercimarante. Fora do concelho, esta venda foi feita em sete concelhos, sendo que, em Marco de Canaveses, o grupo foi acompanhado por clientes da CerciMarco, e em Penafiel, por clientes da Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP). Os Hipermercados Pingo Doce e Intermarché acolheram também pequenos stands de venda do Pirilampo Mágico, nos dias 25, 26 e 27 de maio.

"Segundo Espetáculo do Pirilampo Mágico…"

Fechando as atividades da Campanha com chave de ouro, na noite de 08 de junho, a Cercimarante promoveu, para toda a Comunidade, o “II Espetáculo do Pirilampo Mágico”, no Auditório da Escola Secundária/3 de Amarante, e que contou com a atuação, a título gracioso, de alguns artistas, bandas e Instituições de Amarante, como os KKBB, Propagode, Laura Miranda, Coro da Universidade Sénior de Amarante, e as atuações dos alunos do Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira (CCA), e dos clientes do Grupo de Expressão Dramática do Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.), da Cercimarante. Este segundo espetáculo foi apresentado pela colaboradora da Comunicação, Telma Pinto Ferreira, e pelo formando do Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP), da Cercimarante, Marcos Machado, e contou com a intervenção da Madrinha da Campanha, a vice-presidente e vereadora com o pelouro da Ação Social do Município de Amarante, Lucinda Fonseca, mas também do presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Carlos Pereira. No decorrer desta iniciativa, a Comunidade presente pôde adquirir o Pirilampo Mágico e algum merchandising. Apesar do término da primeira fase da Campanha, o brilho desta mascote solidária não se apagou. É que, este ano, excecionalmente, haverá uma segunda fase marcada para a primeira quinzena de outubro.

Próximos Eventos

More Events

Facebook