CFRP na VII Edição do Projeto “Jovens Empreendedores”
Publicado por: Cercimarante Em: 17 de Outubro de 2018

CFRP na VII Edição do Projeto “Jovens Empreendedores”

Através do Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP), a Cercimarante encontra-se a participar, pela primeira vez, na VII edição do Projeto “Jovens Empreendedores – Construir o Futuro”, promovido pela Associação Empresarial de Amarante (AEA), onde também participam o Colégio de São Gonçalo, o Externato de Vila Meã, a Escola Secundária/3 de Amarante, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), e a Escola Profissional António do Lago Cerqueira (EPALC). A sessão de abertura, que teve lugar na manhã de 09 de outubro, na Casa da Portela, juntou Financiadores Sociais, Parceiros, Escolas/Centros de Formação e muitos amigos do projeto para, assim, se oficializar o protocolo com as seis Escolas/Centros de Formação, com quem a AEA irá trabalhar. Presente na assinatura deste protocolo, pela Cercimarante, esteve a vice-presidente do Conselho de Administração e gestora da formação do CFRP, Susana Mucha.

Ainda neste dia, mas já da parte da tarde, um grupo de formandos do CFRP, acompanhados pela formadora da Formação de Base, Dionísia Carvalho, esteve na Casa da Juventude de Amarante (CJ), onde participou, juntamente com jovens das outras Escolas/Centros de Formação que também integram o projeto, em duas dinâmicas de grupo com a técnica do Gabinete de Inserção Profissional, Ana Dias, e com o gestor/coordenador da CJ, Miguel Pinto, onde se promoveu a comunicação e companheirismo, entre os jovens participantes. Esta VII Edição promete novos desafios, acreditando que “os Jovens Empreendedores deste projeto contribuirão para uma sociedade mais proativa, participativa e socialmente equilibrada”.

Projeto desenvolve empreendedorismo
O Projeto “Jovens Empreendedores - Construir o Futuro”, criado em 2012, é uma iniciativa empreendedora desenvolvida com seis entidades do concelho de Amarante, e visa fomentar nos alunos/formandos, professores/formadores e comunidades, o potencial empreendedor, conduzindo à mudança de atitude, ao contato direto com conceitos empreendedores e ao desenvolvimento de novas competências sociais e pessoais.
O foco do programa é o desenvolvimento de competências empreendedoras, através de um sistema alternativo de educação não formal. Ao longo de um ano letivo, com o propósito de ajudar os jovens a questionarem, de uma forma crítica e construtiva, a sua visão atual do mundo, são criadas um conjunto de ações.
Workshops, bootcamps, clubes de empreendedorismo, desafio limonada e concurso de ideias de negócio, são algumas das ações em os alunos/formandos terão oportunidade de participar.
Conta com o apoio de dois investidores sociais - Câmara Municipal de Amarante e Fundação Manuel António da Mota, e alguns parceiros - Instituto Empresarial do Tâmega (IET), Teia +, Incubadora Regional de Inovação Social (IRIS) e a Associação ATHOS.
Foram vários os empreendedores que se juntaram a este projeto, tornando-se inspiradores destes jovens.
A criação de uma rede de mentores e facilitadores é um dos grandes objetivos do Jovens Empreendedores e já conta com mais de 40 elementos.

Próximos Eventos

More Events

Facebook