CAMPANHA MAIS NATAL ANGARIA CERCA DE 1100 UNIDADES EM BENS ALIMENTARES

CAMPANHA MAIS NATAL ANGARIA CERCA DE 1100 UNIDADES EM BENS ALIMENTARES

Foram angariadas, na Campanha “Mais Natal”, cerca de 1100 unidades em bens alimentares. Um número que resulta desta iniciativa solidária promovida, a 27 de outubro, pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), da Cercimarante, e que decorreu no Hipermercado Intermarché, em Amarante, com a ajuda de voluntários. 
Como reconhece a equipa técnica do CAFAP, o balanço é muito positivo: “Ainda que, este ano, a recolha tenha sido feita apenas num Hipermercado, o número angariado de bens alimentares foi muito positivo, e não comprometeu os objetivos da campanha”. A Comunidade continua, assim, e de cordo com a equipa, “a responder de forma muito solidária a este apelo para ajudar a população mais carenciada”.
Apesar de toda esta ajuda recebida, sublinham que há sempre preocupação, por parte de quem doa, em saber o destino dos bens alimentares recolhidos. “Percebemos essa preocupação. Muitas pessoas questionaram-nos sobre o destino destes produtos, e se, efetivamente, as famílias precisavam desta ajuda. Tivemos, por isso, a atenção em esclarecer para onde e a quem se destinam estes bens. Queremos tranquilizar a Comunidade nesse sentido, e percebemos que, quem ajuda gosta que, efetivamente, essa ajuda chegue ao destino certo. Fazemos uma avaliação das necessidades específicas de cada família, e esta ajuda, em concreto, é destinada a famílias carenciadas que acompanhamos e que estão a descoberto, ou seja, que não recebem ajuda de mais nenhuma entidade”, explicam.      
Para que tudo seja feito com transparência, e à semelhança de campanhas anteriores, a equipa técnica torna público o resultado desta recolha, realizada anualmente, e que irá servir para apoiar famílias carenciadas do concelho amarantino o que, na prática, significa cerca de 100 pessoas que são acompanhadas, ao longo do ano, pelo CAFAP da Cercimarante.
O balanço positivo desta campanha também se prende, de acordo com a equipa técnica, com o desempenho dos voluntários: “Não podemos deixar de destacar e agradecer o papel dos colaboradores da Cercimarante que, de forma voluntária, quiseram participar nesta recolha. Um agradecimento especial aos alunos da Associação de Estudantes da Escola Secundária/3 de Amarante, pelo empenho, entusiasmo e participação nesta ação solidária. Fizeram tudo com grande dedicação. Obrigado também aos padrinhos da campanha, os KKBB, pela presença”. 
O presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Carlos Pereira, deixa, igualmente, alguns agradecimentos: “Aos colaboradores da Cooperativa e aos alunos da Associação de Estudantes da Escola Secundária/3 de Amarante que, voluntariamente, estiveram envolvidos nesta iniciativa, tendo estado por turnos no ponto de recolha. Um obrigado à equipa do CAFAP que promoveu a campanha “Mais Natal”, com empenho e dedicação; aos padrinhos da iniciativa, os KKBB, e a toda a Comunidade que, com simpatia e grande generosidade, doaram alimentos para as famílias carenciadas e que, desta forma, poderão ter um Natal mais justo e feliz. Uma palavra de gratidão também ao Intermarché de Amarante, por abrir as portas a esta campanha solidária”.
 
Apoio especializado às famílias com crianças e jovens
A funcionar desde 2005, o CAFAP é um Serviço que, a partir da Cercimarante, presta apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial, mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.
A intervenção deste Centro é assegurada por uma equipa técnica multidisciplinar organizada por forma a garantir uma atuação integrada dos apoios a prestar às famílias, e é composta por uma técnica de serviço social, uma educadora social e uma psicóloga. 
 
 

Próximos Eventos

More Events

Facebook