UM LIVRO À NOSSA ESPERA - DE MÃOS DADAS COM A KIKA!
Publicado por: Cercimarante Em: 08 de Abril de 2019

UM LIVRO À NOSSA ESPERA - DE MÃOS DADAS COM A KIKA!

Este livro – “DE MÃOS DADAS COM A KIKA” – possui uma intenção, uma expressão comunicativa, e numa leitura ligeira, muita pedagogia em todas as suas linhas do texto, plasmando ainda os valores da Amizade e da Ternura.
Este livrinho, de leitura muito rápida, e que tive o prazer de assistir ao seu lançamento no auditório da Escola Secundária, no passado dia 6 de Abril, da responsabilidade e um contributo das responsáveis do CAFAP- Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Cercimarante – Cristina Pereira, Marlene Coelho e Sara Pereira, a sua originalidade e carinho, o trabalho em equipa que nos conduz ao diálogo, aos sonhos e utopias, sinónimos de compromisso, de ternura e afecto. E já agora de Amor. Sim, Amor, por uma causa, neste mês de Abril, em que recordamos a História do Laço Azul, e lembramos mais uma vez todas as formas de violência a que as crianças são sujeitas,- físicas e psicológicas -e toda a violência doméstica, e o rol de crimes exercidos sobre as mulheres e as crianças, que não param de aumentar.
A receita que nos traz este livrinho é uma chamada de atenção para todos estes problemas, acordando os menos atentos para o conteúdo de cada página, para o compromisso relacional, e para a partilha solidária do mundo.
Esta iniciativa do CAFAP e das suas responsáveis, vai muito mais longe, desde o respeito pelos direitos humanos, a não discriminação, e a uma educação sem estereótipos sociais, neste seu trabalho paciente e de um empenhamento consertado, para haja sucesso nestes desafios, mais os compromissos que ajudam a valorizar a comunidade.
As técnicas responsáveis pelo CAFAP ajudam ainda a potenciar o crescimento pessoal, e a estreitar relações entre todos os agentes ligados a esta actividade.
É neste desenho, nesta riqueza, no prazer da descoberta, e nesta responsabilidade no mundo de hoje, que procuram esbater fragilidades e desafios, por outras palavras, criar um estímulo e um dinamismo, partilhando experiências, mobilizando uma ideia inspiradora, como é apanágio da Cercimarante, assim também ficamos deslumbrados com tanta riqueza, e uma emoção que nem sabemos como traduzir. Mesmo naquele bocadinho em que foi tempo de leitura da história pela pequenita Leonor, por este significado particular, neste tempo certo, e sendo assim, também um acontecimento único. Foi bonito de ver e ouvir.
Na diferença encontramos semelhanças, e o melhor que há para oferecer, é aguçar a curiosidade para uma leitura obrigatória “ De Mãos Dadas com a Kika”-
 
(NOTA: -A reportagem jornalística deste evento será feita pela Telma Pinto Ferreira, pelo que me limito somente a uma apreciação pessoal do livro. Gostaria no entanto de deixar também a minha apreciação à intervenção musical da jovem Laura Miranda, pela sua execução, pelos seus poemas (creio eu) bem musicados, pela sua mensagem apaixonada, pela melodia e pelo ritmo, como a convidar-nos para novos caminhos, por fim, a sua participação muito gratificante neste evento, que a todos conquistou, também à luz dos valores da Solidariedade e da Cidadania).
 
| Autoria: Hernâni Carneiro, membro fundador da Cercimarante.
 

Próximos Eventos

More Events

Facebook