É CUIDADOR INFORMAL DE UMA PESSOA DEPENDENTE?

É CUIDADOR INFORMAL DE UMA PESSOA DEPENDENTE?

Então, esta informação é para si:
 
“Cuidar de quem cuida” é o nome do projeto que pretende criar e dar respostas de apoio especializado junto dos/as cuidadores/as informais, e desenvolvido pelo Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância (CASTIIS).
 
O Município de Amarante, ciente da importância desta temática, estabeleceu um Acordo de Cooperação com os parceiros da Rede Social de Amarante, com o intuito de criar respostas ao nível da Saúde, nomeadamente mental, que permitam melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e seus cuidadores.
O projeto decorre até março de 2022.
 
A operacionalização no território desta resposta é efetuada através da Rede Social de Amarante, particularmente pelas entidades parceiras que integram o Eixo Estratégico de intervenção Comunidades & Território. “Cuidar de Quem Cuida” agrega assim 10 instituições designadamente: Agrupamento Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega; ADESCO – Associação Desenvolvimento Comunitário; Associação Emília Conceição Babo; Associação Humanitária de Santiago; Associação Progredir; Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real; Cercimarante; CLAP - Centro Local de Animação e Promoção Rural; O Bem Estar e Santa Casa da Misericórdia de Amarante.
 
Este projeto promovido pelo CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, em Santa Maria da Feira, numa primeira fase estava direcionado, particularmente, para cuidadores informais de pessoas com demência e pós-AVC; e na segunda fase dirigiu-se especificamente a cuidadores informais de pessoas com demência.
 
Atualmente tem como investidores sociais a Fundação Calouste Gulbenkian e o Grupo José Mello Saúde, como cofinanciadores o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, o Portugal2020 e o Fundo Social Europeu; e como parceiros o Portugal Inovação Social, a Administração Central dos Serviços de Saúde e o CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – Universidade do Porto).

Próximos Eventos

More Events

Facebook