Fundador número um da Cercimarante será homenageado pelo SIVUS Internacional, no Bangladesh
Publicado por: Cercimarante Em: 16 de Janeiro de 2020

Fundador número um da Cercimarante será homenageado pelo SIVUS Internacional, no Bangladesh

O fundador número um da Cercimarante, António Pinto Monteiro, será homenageado, na próxima semana, no Bangladesh, durante a Sétima Conferência SIVUS, este ano dedicada às deficiências de desenvolvimento, marcada para 24 e 25 de janeiro, e que irá realizar-se na Universidade de Rajshahi, promovida pelo SIVUS Institute Bangladesh. 
Nesta ida ao sul da Ásia, será acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Carlos Pereira.
De acordo com a organização, esta homenagem deve-se “ao percurso de vida de António Pinto Monteiro, amplamente dedicado às causas sociais”, em particular com crianças/jovens com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza.
Em 1980, por exemplo, com o apoio de uma rede de contactos que estabeleceu a nível europeu, fundou a Cercimarante, Cooperativa de Solidariedade Social que se tornou um modelo a nível nacional.
Para além da Cercimarante, António Pinto Monteiro fundou, igualmente, a Associação A Terra dos Homens, o Infantário-Creche “O Miúdo”, e um Centro de Dia, em São Gonçalo.
Em 2011, foi um dos entrevistados de "Portugueses Extraordinários", programa de reportagens da RTP1, sobre pessoas que se destacaram em Portugal, nas mais diversas áreas.
A 08 de junho de 2018, foi distinguido pelo Parlamento Europeu (PE), com o Prémio Cidadão Europeu 2018, em representação de Portugal, juntamente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Este galardão destina-se a homenagear pessoas ou organizações que se distingam por empreendimentos e/ou empenho na promoção e na integração europeia, e contribuam também para o reforço do espírito europeu. Na altura, referiu estar “feliz e orgulhoso por receber este prémio totalmente inesperado”, mas também “por perceber que esta distinção e o reconhecimento projetavam Amarante, e o país, além-fronteiras, no âmbito de uma área tão importante como é a da Economia Social”. 
De salientar que, é o único português a constar na lista do Comité Executivo Internacional do SIVUS, onde é Vice-Presidente, desde 1993, e para onde foi eleito até 2023.
 
SIVUS Institute Bangladesh
O SIVUS Institute Bangladesh é uma agência voluntária de assistência social que trabalha para melhorar a vida das pessoas com deficiência intelectual, e que foi registrado, em 1992, no Departamento de Bem-Estar Social do Governo de Bangladesh. Os voluntários do SIVUS são estudantes universitários e médicos, líderes comunitários e familiares das pessoas com deficiência. Mantêm contato constante com as pessoas deficiência e as suas famílias, esclarecendo-os sobre os recentes avanços nas áreas de educação especial, assistência médica e reabilitação baseada na comunidade.
O SIVUS Institute é composto por um Comité Executivo do Bangladesh; por um Comité Executivo Internacional, e por um Comité Profissional. 
 
 
 
 
 
 

Próximos Eventos

More Events

Facebook