Fundador número um da Cercimarante homenageado no Bangladesh

Fundador número um da Cercimarante homenageado no Bangladesh

O fundador número um da Cercimarante, António Pinto Monteiro, foi homenageado, durante a Sétima Conferência SIVUS, este ano dedicada às deficiências de desenvolvimento, e que decorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, e que se realizou na Universidade de Rajshahi, promovida pelo SIVUS Institute Bangladesh. 
Nesta ida ao sul da Ásia, foi acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Carlos Pereira, e teve a oportunidade de visitar locais onde estão a ser desenvolvidos alguns projetos comunitários. 
No discurso proferido, no decorrer da cerimónia, António Pinto Monteiro agradeceu esta homenagem. “De forma humilde e sentida, agradeço a homenagem que me está a ser feita, e que muito me honra e dignifica. O meu obrigado ao Comité Executivo do Bangladesh, presidido pela Excelentíssima Senhora Badrum Nawazish, e ao Comité Executivo Internacional, presidido pelo Excelentíssimo Doutor Katsuhiro Yamashita. Todo o trabalho que realizei, ao longo da minha vida, e as lutas que encetei, nunca o fiz esperando qualquer distinção, prémio ou homenagem. Tudo fiz de alma e coração, pensando sempre nos que se encontravam desamparados e mais vulneráveis. Ainda assim, não posso deixar de expressar a minha gratidão, por todo o carinho que tenho recebido. E mesmo achando que as distinções e homenagens não são o mais importante, agradeço-as, de coração”, referiu.  
De acordo com a organização, esta homenagem deveu-se “ao percurso de vida de António Pinto Monteiro, amplamente dedicado às causas sociais”, em particular com crianças/jovens com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza.
Em 1980, por exemplo, com o apoio de uma rede de contactos que estabeleceu a nível europeu, fundou a Cercimarante, Cooperativa de Solidariedade Social que se tornou um modelo a nível nacional.
Para além da Cercimarante, António Pinto Monteiro fundou, igualmente, a Associação A Terra dos Homens, o Infantário-Creche “O Miúdo”, e um Centro de Dia, em São Gonçalo.
Em 2011, foi um dos entrevistados de "Portugueses Extraordinários", programa de reportagens da RTP1, sobre pessoas que se destacaram em Portugal, nas mais diversas áreas.
A 08 de junho de 2018, foi distinguido pelo Parlamento Europeu (PE), com o Prémio Cidadão Europeu 2018, em representação de Portugal, juntamente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
De salientar que, é o único português a constar na lista do Comité Executivo Internacional do SIVUS, onde é Vice-Presidente, desde 1993, e para onde foi eleito até 2023.
 

Próximos Eventos

More Events

Facebook