Projeto MEME – Me and the Media
Publicado por: Cercimarante Em: 15 de Abril de 2020

Projeto MEME – Me and the Media

MEME - um novo projeto Erasmus+ para contribuir para uma representação mais justa e pluralista da deficiência nas redes sociais
No. 2019-1-LT01-KA204-060697
Duração: 24 meses (01-10-2019 - 30-09-2021)
 
Chama-se "Me and the Media" (MEME), e é um novo projeto Erasmus+ que pretende contribuir para uma representação mais justa e pluralista da deficiência nas redes sociais.
Conta com sete parceiros, um dos quais a Cercimarante
O projeto junta sete organizações da área da deficiência oriundas da Áustria, Itália, Lituânia e Portugal, que irão investigar e explorar o potencial das pessoas com deficiência para se representarem nos Media e nas Redes Sociais. São elas, VSI Svietimo ir kulturos mobiliuju technologiju institutas (Lituânia); AIAS Bologna (Itália); Universidade de Bolonha (Itália); Atempo (Áustria); Asociation LDOF (Lituânia); Fenacerci e Cercimarante (Portugal).
Em outubro de 2019, no âmbito do Programa Comunitário Erasmus+ KA2 (Cooperação para a Inovação) deu-se início a uma parceria estratégica apelidada de "Eu e os Meios de Comunicação Social: Fomento das Competências de Literacia Digital através de Aprendizagens Interativas para Pessoas com Deficiência".
O projeto junta estas sete organizações da área da deficiência oriundas da Áustria, Itália, Lituânia e Portugal, que irão investigar e explorar o potencial das pessoas com deficiência para se representarem nos Media e nas Redes Sociais.
Centra-se na aquisição e/ou consolidação de competências digitais, tendo em vista uma melhor inclusão social, o aumento da capacidade individual e coletiva para combater a discriminação, a segregação e o cyberbullying.
Os objetivos passam por melhorar as competências digitais de adultos com deficiência, usando ambientes de aprendizagem interativos para contribuir, ativa e construtivamente, para uma representação mais justa e pluralista da deficiência nos Media digitais, e preencher as lacunas na preparação de técnicos/ profissionais para apoiar os jovens adultos com deficiência, no seu envolvimento com as redes digitais (sociais).
O trabalho em parceria iniciou com um estudo sobre os estereótipos, investigando como estes são criados e a forma como evoluem devido à democratização dos Media digitais.
Munida desse conhecimento, a parceria irá envolver jovens adultos com deficiência da Lituânia, Itália, Portugal e Áustria no co-desenho e implementação de Laboratórios de Formação em Redes Sociais - locais físicos onde os pares com deficiência se encontram e discutem a utilização e participação, nas redes sociais.
Os participantes estarão também envolvidos num processo de co-criação das Diretrizes MeMe e de uma Caixa de Ferramentas para facilitar o acesso e a participação nas redes sociais. Consequentemente, o projeto irá produzir um programa de Aprendizagem para técnicos/ profissionais, pessoas com deficiência e assistentes.
E, além de todos os produtos já mencionados, será criado um jogo móvel com o objetivo de envolver as pessoas com deficiência, num processo de aprendizagem interativa.
O projeto pretende melhorar as competências digitais de 80 jovens adultos com deficiência; fortalecer a capacidade formativa, nesta área, de mais de 60 técnicos/ profissionais e introduzir recomendações para mais de 75 profissionais de Media e 80 familiares de pessoas com deficiência.
 
 

Próximos Eventos

More Events

Facebook