• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)
Assinala-se, hoje, o Dia Internacional da Síndrome de Asperger!

Assinala-se, hoje, o Dia Internacional da Síndrome de Asperger!

A síndrome de Asperger é considerada uma Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) com expressão mais ligeira, caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.
Distingue-se do autismo clássico, pois não implica atraso global cognitivo ou em termos de linguagem.
Dada a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade, e face à necessidade de sensibilização da população para esta doença, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, a 18 de fevereiro, desde o ano de 2007.
Foi escolhido este dia, por ser a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome.
As causas da Síndrome de Asperger ainda não são totalmente compreendidas. Existe alguma informação, que leva a pensar que esta síndrome seja provocada por um conjunto de fatores neurobiológicos que afetam o desenvolvimento cerebral.
Não existe um tratamento específico ou cura. O objetivo é aliviar os sintomas. O tratamento ideal inclui terapias que abordam os três sintomas básicos: baixa capacidade de comunicação, rotinas obsessivas ou repetitivas e incapacidade física.
Em Portugal, existem algumas entidades dedicadas a esta realidade, nomeadamente, a Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger (APSA) e a CADIn, uma Instituição Particular de Solidariedade Social considerada pioneira, pois foi o primeiro Centro, em Portugal, dedicado ao tratamento e estudo das perturbações do neurodesenvolvimento, com uma abordagem multidisciplinar. Tem como missão promover a integração de pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento na sociedade.
 
"Uma pessoa com Autismo vive no seu próprio mundo, enquanto uma pessoa com Asperger vive no nosso mundo, de uma forma singular".
(Nicholas Sparks)

Próximos Eventos

Mais Eventos

Facebook