Centro de Recursos Local

Centro de Recursos Local

e-mailcentro.recursos@cercimarante.pt

 

É um serviço credenciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), enquanto estrutura de suporte e apoio aos Centros de Emprego do Tâmega e Sousa e de Penafiel, no âmbito da Reabilitação Profissional.

 

Âmbito de Intervenção

- Informação, avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego (IAOQE);

- Apoio à Colocação (AC);

- Acompanhamento Pós Colocação (APC);

- Adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas;

- Emprego Apoiado e apoio às empresas outras entidades empregadoras no domínio da empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidades;

- Avaliação da capacidade de trabalho de pessoas com deficiências e incapacidades;

- Prescrição de produtos de apoio indispensáveis à formação profissional e ao emprego.

 

Destinatários

Pessoas com deficiências e incapacidade, inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego, desempregadas ou empregadas que pretendam mudar de emprego e que, necessitem de apoio para a sua manutenção ou progressão, bem como, entidades empregadoras que pretendam contratar trabalhadores com deficiências e incapacidade, ou que tenham ao seu serviço trabalhadores com aquelas características.

 

Apoios e Incentivos

Estágio de Inserção para Pessoas com Deficiências e Incapacidades

Contrato Emprego-Inserção para Pessoas com Deficiências e Incapacidades

Centro de Emprego Protegido

Contrato de Emprego Apoiado em Mercado Aberto

Prémio de Mérito

Produtos de Apoio (Ajudas Técnicas)

 

Equipa Técnica

- Coordenador/Responsável: Carlos Pereira

- Mediadores para o Emprego

 

Local de funcionamento

Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP)

 

Horário

De 2ª a 6ª das 9h00 às 17h00

 

IAOQE - INFORMAÇÃO, AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO:

Objetivo:

Apoiar as pessoas com deficiências e incapacidades, inscritas nos centros de emprego, na tomada de decisões vocacionais adequadas, disponibilizando a informação necessária para o efeito, promovendo a avaliação da sua funcionalidade e incapacidade e a determinação dos meios e apoios considerados indispensáveis à definição e desenvolvimento do seu plano pessoal de emprego.

Destinatários:

Pessoas com deficiência e incapacidade inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional, incluindo as que solicitem apoio financeiro ao IEFP para aquisição de produtos de apoio e os trabalhadores em regime de emprego apoiado para efeitos de avaliação da capacidade de trabalho

Duração:

Até 4 meses. 

 

APOIO À COLOCAÇÃO:

Objetivo:

Promover a inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência e incapacidade através de um processo de mediação entre as pessoas e os empregadores.

Destinatários:

Pessoas com deficiência e incapacidade, desempregadas ou empregadas que pretendam mudar de emprego, inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional.

Empregadores que pretendam contratar trabalhadores com deficiência e incapacidade.

Duração:

Até 12 meses.

 

ACOMPANHAMENTO PÓS-COLOCAÇÃO:

Objetivo:

Promover a manutenção no emprego e a progressão na carreira dos trabalhadores com deficiência e incapacidade.

Destinatários:

Trabalhadores com deficiência e incapacidade, por conta própria ou de outrem, que necessitem de apoio para a manutenção ou progressão no emprego, inscritos e encaminhados pelos centros de emprego e centros de emprego e formação profissional. 

Empregadores que contratem trabalhadores com deficiência e incapacidade, em regime normal ou em regime de emprego apoiado, promovam estágios financiados pelo IEFP, IP ou contrato emprego-inserção (CEI) para pessoas com deficiência ou ainda mantenham ao seu serviço trabalhadores que tenham adquirido deficiência.

Duração:

12 meses para cada trabalhador com deficiências e incapacidades, podendo ser prorrogado até ao limite de 24 meses, em situações excecionais, designadamente, no caso de pessoas com deficiências ao nível das funções mentais, desde que devidamente justificado.