A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que ajuda a prevenir ou resolver problemas de ordem motor, sensorial, percetivo, cognitivo e/ou social, que interferem com a capacidade das pessoas para realizarem as atividades do dia-a-dia. Estas podem ser consideradas de extrema importância para o indivíduo, dando sentido e significado à sua vida e/ou, simplesmente, podem estar intrinsecamente relacionadas com a própria pessoa para levar a cabo a sua rotina diária. Estas atividades contemplam a execução de atividades mais básicas para cuidar de si e dos outros, desempenhar a profissão e desfrutar de tempos de lazer, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da sociedade.

INTERVENÇÃO:
A intervenção terapêutica pode ser individual ou em grupo e baseia-se na evidência científica e centrada nos interesses e necessidades de cada indivíduo e sua família com o objetivo de conduzir o cliente, de acordo com as suas possibilidades, ao nível ótimo de funcionamento e autonomia.
As sessões destinam-se a crianças, adultos e idosos e serão ajustadas às necessidades de cada indivíduo e família. Deste modo, o campo de atuação pode abranger perturbações de desenvolvimento ou aprendizagem, patologias neurológicas, mentais, reumatológicas e orto traumatológicas. Poderá realizar-se aconselhamento e acompanhamento de produtos de apoio e avaliação do ambiente de forma a eliminar possíveis barreiras arquitetónicas.
As sessões visam a manutenção ou desenvolvimento de competências físicas, mentais e/ou sociais (e.g. estimulação cognitiva; relaxamento e educação terapêutica).
 
Técnica: Ana Catarina Vieira | Terapeuta Ocupacional | TLM: 912 585 097 
 
E-mails: geral@cercimarante.pt / centroreabilitacaomultiterapias@cercimarante.pt