Cercimarante em Movimento - 1º dia: Saúde

Cercimarante em Movimento - 1º dia: Saúde

Para o primeiro dia da “Cercimarante em Movimento”, a temática selecionada foi a "Saúde", com a realização de uma ação de sensibilização, no dia 06 de novembro, a cargo da nutricionista Joana Malheiro, intitulada “Obesidade, uma realidade do presente”. Esta atividade reuniu clientes, formandos e colaboradores da Cooperativa que, atentamente, ouviram todos os esclarecimentos dados pela nutricionista.
De acordo com Joana Malheiro, “o que se come influencia a saúde e bem-estar físico e mental”, pelo que é importante manter uma alimentação saudável.
Foram também referidos alguns dos números alarmantes da obesidade, em Portugal, de que são exemplo as crianças em que, “uma em cada três sofre de excesso de peso ou obesidade infantil”. E, “mais de 50 por cento das crianças obesas serão adultos obesos”.
A nutricionista explicou, então, o que é a obesidade e as causas, e destacou uma das maiores preocupações que passa pelo excessivo consumo de açúcar. É, por isso, urgente aprender a comer, sendo importante “a educação alimentar nas escolas e no seio familiar”, como forma de prevenir a obesidade. A alimentação deve, por isso, “ser completa, equilibrada e variada”, para ser considerada “saudável”.
Nesta ação de sensibilização, Joana Malheiro deixou, ainda, dicas para a escolha e preparação de refeições saudáveis, com destaque para os lanches, onde, habitualmente, e de forma errada, se consomem alimentos com excesso de açúcar.
Passando à prática, a nutricionista analisou alguns alimentos que estavam expostos numa mesa, relativamente ao teor de açúcar. Em alguns destes alimentos, o teor de açúcar era surpreendente, pela sua quantidade excessiva, tendo provocado grande admiração na plateia, como foi o caso dos sumos com gás, sumos de fruta, bolachas e alguns snacks. Alguns destes produtos chegam a ter o equivalente a sete sacos de açúcar de cinco gramas.
Em suma, e como alertou Joana Malheiro, “os hábitos alimentares corretos, depois de adquiridos, tendem a persistir por um longo período de tempo”.
No final desta sessão de educação alimentar, foi aberto um espaço de questões, onde a nutricionista esclareceu dúvidas existentes.

 

   

Próximos Eventos

More Events

Facebook