• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)
Seminário encerra projeto Sabemos o que Queremos e o que Sentimos, em Amarante

Seminário encerra projeto Sabemos o que Queremos e o que Sentimos, em Amarante

Na manhã do dia 11 de dezembro, realizou-se, no Auditório do Instituto Empresarial do Tâmega (IET), em Amarante, o seminário “Sabemos o que Queremos e o que Sentimos” (SQS), que assinalou o encerramento do projeto com o mesmo nome, promovido em parceria pela nossa Cooperativa, através do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), e pela Cercigui. 
 
A iniciativa reuniu diversas entidades e participantes para refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência, com especial enfoque na Autorrepresentação e na participação ativa das pessoas com deficiência, na defesa dos seus direitos.
 
O evento contou, ainda, com a participação de grupos de clientes e colaboradores/as das congéneres Cercifel, Cercibraga, Cercifaf e da ACIP, promovendo um espaço de partilha de experiências e boas práticas.
 
O programa teve início com a receção dos/as participantes e a contextualização do projeto, seguindo-se a intervenção do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD), com as participações da presidente, Vera Bonvalot, e da diretora executiva, Sara Gésero Neto, que destacaram a importância da implementação efetiva da Convenção e do envolvimento das pessoas com deficiência, nos processos de decisão.
 
Ao longo da manhã, realizaram-se dois momentos sob o tema “Em cena: Direitos das pessoas com deficiência”, onde as entidades apresentaram performances de teatro e dança, com foco na Autorrepresentação.
 
Antes da apresentação dos resultados do projeto “Sabemos o que Queremos e o que Sentimos”, onde se evidenciou o impacto do trabalho desenvolvido e as aprendizagens resultantes do percurso deste projeto, a equipa do Serviço Social de Catering “Ri Sol” da Cercimarante serviu um coffee-break, a todos/as os/as presentes. 
 
Foi, igualmente, feita a apresentação das conclusões, pelos/as clientes, reforçando a importância da continuidade do trabalho em rede, entre instituições, e da valorização da voz das pessoas com deficiência como agentes ativos de mudança.
 
O seminário terminou com as intervenções de autarcas, nomeadamente da vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, Eugénia Teixeira, mas também de representantes de outros municípios, de que são exemplo, Felgueiras, Fafe, Lousada, Guimarães e Braga.
 
O projeto que culminou com o presente seminário foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.p.). 
 
 

Próximos Eventos

Mais Eventos

Facebook