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A informação sobre este Serviço está em atualização!

 

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Objetivo
Os Centros de Atividades Ocupacionais (C.A.O.) para pessoas com deficiências e incapacidades, constituem-se como uma resposta social, tendo como principal objetivo promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade através do desempenho de atividades socialmente úteis, sempre que possível na comunidade, com vista ao desenvolvimento das suas capacidades, como seres ativos, criativos e criadores. Estas atividades não implicam uma vinculação às exigências de rendimento profissional ou de enquadramento normativo de natureza jurídico-laboral.
Constituem-se como objetivos principais das modalidades de resposta de atividades ocupacionais:

• promover os níveis de qualidade de vida, nas suas várias dimensões;
• promover estratégias de reforço da autoestima, da valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade e autonomia;
• prestar apoio na integração social, através do desenvolvimento de atividades socialmente úteis, eventualmente facilitadoras do acesso à formação profissional e ao emprego;
• privilegiar a interação com a família e significativos e com a comunidade, no sentido de otimizar os níveis de atividade e de participação social;
• contribuir para a promoção de uma sociedade inclusiva, promovendo a participação em atividades e contextos sociais.

Destinatários
Pessoas com deficiência e incapacidade, com idade igual ou superior a 16 anos.

Pressupostos da intervenção
A intervenção assenta em atividades que visam:
• manter a pessoa ativa e interessada, favorecendo o seu equilíbrio e bem-estar físico, emocional e social, e a valorização pessoal e o máximo aproveitamento das capacidades e potencial da pessoa, no sentido da sua autonomia, facilitando sempre que possível uma possível transição para programas de integração socioprofissional.

Estas atividades têm por base o planeamento centrado na pessoa, e englobam:
• o exercício de cidadania e o acesso aos direitos humanos das clientes, tais como, autonomia, privacidade, participação, confidencialidade, individualidade, dignidade, igualdade de oportunidades e não discriminação;
• o respeito pelas diferenças de género, socioeconómicas, religiosas, culturais, sexuais das clientes e significativos;
• o respeito pelo projeto de vida de cada cliente, bem como os seus hábitos de vida, interesses, necessidades e expectativas;
• o respeito pela individualidade e personalidade de cada cliente, para criar um ambiente que facilite a interação, a criatividade e a facilitação na resolução dos seus problemas.
• a promoção de um ambiente calmo, flexível e responsável, adaptado aos interesses e necessidades de cada cliente, permitindo-lhe continuar o seu desenvolvimento individual, num clima de segurança afetiva, física e psíquica;
• a promoção do envolvimento da cliente e/ou significativos através de uma articulação estreita, de corresponsabilização no desenvolvimento de atividades/ações, demonstrando ao cliente as várias dimensões de valor criado pelo seu envolvimento;
• a participação das clientes e significativos, envolvendo-os no planeamento, monitorização e avaliação das respetivas atividades;
• o desenvolvimento de relações a estabelecer entre a cliente e todas as intervenientes (colaboradores internos e externos, voluntários, entre outros) com ética, respeito pelos direitos e deveres, rigor e profissionalismo;
• a organização de dinâmicas de trabalho que proporcionem oportunidades para que a cliente possa comunicar os seus sentimentos e formular posicionamentos pessoais, sobre o que o envolve, assente no conceito de Qualidade de Vida – forma como as pessoas vivem, sentem e compreendem o seu dia-a-dia.

Atividades
Os clientes são apoiados por uma equipa multidisciplinar e desenvolvem as atividades em áreas de acordo com as suas necessidades/ potenciais e expetativas:
• Serviço Comunitário;
• Autorrepresentação;
• Técnicas Ativas de Grupo;
• Académica;
• Linguagem e Comunicação Alternativa;
• Expressão Plástica e Artes Decorativas;
• Expressão Dramática;
• Ecobiótica;
• Atividades de Desenvolvimento e Vida Diária;
• Técnicas Manuais;
• Têxtil;
• Jardinagem;
• Educação Física;
• Percetivo-Motora;
• Snoezelen;
• Musicoterapia;
• Hidroterapia;
• Fisioterapia;
• Terapia Ocupacional;
• Terapia da Fala;
• Psicologia;
• Outras.