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Carta de Direitos e Deveres

 

@s clientes da Cercimarante têm o pleno direito a:

  1. Respeito e Correção: Ser tratado com respeito e correção por qualquer elemento ou colaborador da Cooperativa.
  2. Segurança e integridade física: Ver salvaguardada a sua segurança na frequência da Instituição e respeitada a sua integridade física.
  3. Assistência: Ser pronta e adequadamente assistido em caso de acidente ou doença súbita ocorrido no âmbito das atividades.
  4. Confidencialidade e Privacidade: Ver respeitada a confidencialidade e privacidade dos elementos constantes do seu processo individual de natureza pessoal ou relativos à família.
  5. Salubridade e conforto: Utilizar as instalações a si destinadas com salubridade e conforto, com a devida autorização.
  6. Participação: Participar, através dos seus representantes quando necessário, no processo de elaboração do projeto educativo, plano educativo individual, plano desenvolvimento individual, e do regulamento interno e acompanhar o respetivo desenvolvimento e concretização.
  7. Criticar, sugerir e reclamar: Apresentar críticas, sugestões e reclamações relativas ao funcionamento da Instituição.
  8. Conhecimento e ser ouvido: Ter conhecimento e ser ouvido, em todos os assuntos que lhe digam respeito, pelos colaboradores, diretores técnicos/pedagógicos e Conselho de Administração da Cooperativa.
  9. Organizar, participar, formação e ocupação: Organizar e participar em iniciativas que promovam a sua formação e ocupação de tempos livres.
  10. Informação: Ser informado do modo de organização do seu plano e objetivos essenciais de cada área, processos e critérios de avaliação, em linguagem adequada à sua idade e nível de aprendizagem.Ser informado das normas de utilização e de segurança dos materiais e equipamentos da Instituição.
  11. Conhecer: Conhecer o regulamento interno, as normas e procedimentos do serviço que lhe é prestado.
  12. Igualdade: Igualdade de oportunidades e de tratamento.
  13. Atenção, compreensão, carinho e afeto: Ter toda a atenção, compreensão, carinho e afeto por parte dos pares e colaboradores da Cercimarante.
  14. Cultura, educação e integração: Acesso à cultura, educação e à integração socioprofissional.
  15. Escolha e decisão: Liberdade de escolha e decisão em assuntos que lhe digam respeito, nomeadamente na participação das atividades. 
  16. Qualidade: Ter qualidade no serviço prestado.
  17. Alimentação: Boa alimentação, e quando necessária, de acordo com as necessidades de cada um.
  18. Acompanhamento: Acompanhamento após prestação de serviço.
  19. Acessibilidade: Condições de acessibilidade nas estruturas da Instituição e transportes.
  20. Inclusão: Inclusão plena e efetiva na sociedade.
  21. Namoro, casamento e sexualidade: Direito ao namoro, casamento e sexualidade.