Carta de Direitos e Deveres
@s clientes da Cercimarante têm o pleno direito a:
- Respeito e Correção: Ser tratado com respeito e correção por qualquer elemento ou colaborador da Cooperativa.
- Segurança e integridade física: Ver salvaguardada a sua segurança na frequência da Instituição e respeitada a sua integridade física.
- Assistência: Ser pronta e adequadamente assistido em caso de acidente ou doença súbita ocorrido no âmbito das atividades.
- Confidencialidade e Privacidade: Ver respeitada a confidencialidade e privacidade dos elementos constantes do seu processo individual de natureza pessoal ou relativos à família.
- Salubridade e conforto: Utilizar as instalações a si destinadas com salubridade e conforto, com a devida autorização.
- Participação: Participar, através dos seus representantes quando necessário, no processo de elaboração do projeto educativo, plano educativo individual, plano desenvolvimento individual, e do regulamento interno e acompanhar o respetivo desenvolvimento e concretização.
- Criticar, sugerir e reclamar: Apresentar críticas, sugestões e reclamações relativas ao funcionamento da Instituição.
- Conhecimento e ser ouvido: Ter conhecimento e ser ouvido, em todos os assuntos que lhe digam respeito, pelos colaboradores, diretores técnicos/pedagógicos e Conselho de Administração da Cooperativa.
- Organizar, participar, formação e ocupação: Organizar e participar em iniciativas que promovam a sua formação e ocupação de tempos livres.
- Informação: Ser informado do modo de organização do seu plano e objetivos essenciais de cada área, processos e critérios de avaliação, em linguagem adequada à sua idade e nível de aprendizagem.Ser informado das normas de utilização e de segurança dos materiais e equipamentos da Instituição.
- Conhecer: Conhecer o regulamento interno, as normas e procedimentos do serviço que lhe é prestado.
- Igualdade: Igualdade de oportunidades e de tratamento.
- Atenção, compreensão, carinho e afeto: Ter toda a atenção, compreensão, carinho e afeto por parte dos pares e colaboradores da Cercimarante.
- Cultura, educação e integração: Acesso à cultura, educação e à integração socioprofissional.
- Escolha e decisão: Liberdade de escolha e decisão em assuntos que lhe digam respeito, nomeadamente na participação das atividades.
- Qualidade: Ter qualidade no serviço prestado.
- Alimentação: Boa alimentação, e quando necessária, de acordo com as necessidades de cada um.
- Acompanhamento: Acompanhamento após prestação de serviço.
- Acessibilidade: Condições de acessibilidade nas estruturas da Instituição e transportes.
- Inclusão: Inclusão plena e efetiva na sociedade.
- Namoro, casamento e sexualidade: Direito ao namoro, casamento e sexualidade.