• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)

Princípios Éticos

 

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social.

É um conjunto de valores que deve orientar o nosso comportamento em termos sociais e no nosso relacionamento, no dia-a-dia, com os clientes e colaboradores.

Perante isto, a Cercimarante pauta a sua conduta pelos seguintes princípios éticos:

CIDADANIA: A pessoa tem direito ao acesso a todos os bens e serviços da sociedade, bem como o direito e o dever de desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da sociedade.

NÃO DISCRIMINAÇÃO: A pessoa tem direito de beneficiar de medidas de ação positiva com o objetivo de garantir o exercício dos seus direitos e deveres.

AUTONOMIA: A pessoa tem o direito de decisão pessoal na definição e conduta da sua vida.

INFORMAÇÃO A pessoa tem direito a ser informada e esclarecida sobre os seus direitos e deveres.

PARTICIPAÇÃO: A pessoa tem o direito e o dever de participar no planeamento, desenvolvimento das atividades e acompanhamento da política de prevenção, habilitação e reabilitação.

GLOBALIDADE: A pessoa tem o direito aos bens e serviços necessários ao seu desenvolvimento ao longo da vida.

QUALIDADE: A pessoa tem o direito à qualidade dos bens e serviços prestados, bem como na prevenção, habilitação e reabilitação, atendendo à evolução da técnica e às necessidades pessoais e sociais.

SOLIDARIEDADE: Todos os cidadãos devem contribuir para a prossecução da política de prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa.

COMUNICAÇÃO: Fomentar a participação das partes interessadas na vida da Instituição, potenciando a criação de mecanismos de informação, facilitadores da apresentação/ tratamento de sugestões e reclamações.

CONFIDENCIALIDADE E PRIVACIDADE: A pessoa tem o direito à privacidade e à confidencialidade dos dados pessoais e familiares, salvaguardando a intimidade de clientes e colaboradores.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL: Promover oportunidades e estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional, garantindo condições de equidade no acesso a oportunidades de valorização e integração socioprofissional.

COMUNIDADE: Movimentar e envolver as estruturas da comunidade para a implementação de dinâmicas de trabalho inclusivas, contribuindo ativamente para a dinamização de uma nova postura e consciência social.

PARCEIROS: Promover o desenvolvimento de parcerias que contribuam para o efetivo exercício dos direitos dos clientes, bem como para o reforço da inclusão e coesão social. Avaliar conjuntamente o valor acrescentado da parceria, promovendo a sua continuidade.

FINANCIADORES: Cuidar pelo estrito cumprimento de todas as disposições legais, regulamentares e normativas aplicáveis, garantindo rigor e transparência na utilização dos recursos públicos colocados à sua disposição.

FORNECEDORES: Garantir a aplicação de critérios justos, claros e imparciais, e o respeito por todos os compromissos assumidos.