Princípios Éticos
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social.
É um conjunto de valores que deve orientar o nosso comportamento em termos sociais e no nosso relacionamento, no dia-a-dia, com os clientes e colaboradores.
Perante isto, a Cercimarante pauta a sua conduta pelos seguintes princípios éticos:
CIDADANIA: A pessoa tem direito ao acesso a todos os bens e serviços da sociedade, bem como o direito e o dever de desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da sociedade.
NÃO DISCRIMINAÇÃO: A pessoa tem direito de beneficiar de medidas de ação positiva com o objetivo de garantir o exercício dos seus direitos e deveres.
AUTONOMIA: A pessoa tem o direito de decisão pessoal na definição e conduta da sua vida.
INFORMAÇÃO A pessoa tem direito a ser informada e esclarecida sobre os seus direitos e deveres.
PARTICIPAÇÃO: A pessoa tem o direito e o dever de participar no planeamento, desenvolvimento das atividades e acompanhamento da política de prevenção, habilitação e reabilitação.
GLOBALIDADE: A pessoa tem o direito aos bens e serviços necessários ao seu desenvolvimento ao longo da vida.
QUALIDADE: A pessoa tem o direito à qualidade dos bens e serviços prestados, bem como na prevenção, habilitação e reabilitação, atendendo à evolução da técnica e às necessidades pessoais e sociais.
SOLIDARIEDADE: Todos os cidadãos devem contribuir para a prossecução da política de prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa.
COMUNICAÇÃO: Fomentar a participação das partes interessadas na vida da Instituição, potenciando a criação de mecanismos de informação, facilitadores da apresentação/ tratamento de sugestões e reclamações.
CONFIDENCIALIDADE E PRIVACIDADE: A pessoa tem o direito à privacidade e à confidencialidade dos dados pessoais e familiares, salvaguardando a intimidade de clientes e colaboradores.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL: Promover oportunidades e estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional, garantindo condições de equidade no acesso a oportunidades de valorização e integração socioprofissional.
COMUNIDADE: Movimentar e envolver as estruturas da comunidade para a implementação de dinâmicas de trabalho inclusivas, contribuindo ativamente para a dinamização de uma nova postura e consciência social.
PARCEIROS: Promover o desenvolvimento de parcerias que contribuam para o efetivo exercício dos direitos dos clientes, bem como para o reforço da inclusão e coesão social. Avaliar conjuntamente o valor acrescentado da parceria, promovendo a sua continuidade.
FINANCIADORES: Cuidar pelo estrito cumprimento de todas as disposições legais, regulamentares e normativas aplicáveis, garantindo rigor e transparência na utilização dos recursos públicos colocados à sua disposição.
FORNECEDORES: Garantir a aplicação de critérios justos, claros e imparciais, e o respeito por todos os compromissos assumidos.