• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)

e-mailcentro.recursos@cercimarante.pt

 

O Centro de Recursos para a Qualificação e o Emprego (CRQE) é um serviço credenciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), enquanto estrutura de suporte e apoio aos Centros de Emprego do Tâmega e Sousa, no âmbito da Reabilitação Profissional.

 

Âmbito de Intervenção

- Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego (IAOQE);

- Apoio à Colocação (AC);

- Acompanhamento Pós Colocação (APC);

- Adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas;

- Emprego Apoiado e apoio às empresas outras entidades empregadoras no domínio da empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidades;

- Avaliação da capacidade de trabalho de pessoas com deficiências e incapacidades;

- Prescrição de produtos de apoio indispensáveis à formação profissional e ao emprego.

 

Destinatários

Pessoas com deficiência e/ou incapacidade, inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego, desempregadas ou empregadas que pretendam mudar de emprego e que, necessitem de apoio para a sua manutenção ou progressão, bem como, entidades empregadoras que pretendam contratar trabalhadores com deficiência e/ou incapacidade, ou que tenham ao seu serviço trabalhadores com aquelas características.

 

Apoios e Incentivos

Estágio de Inserção para Pessoas com Deficiências e Incapacidades

Contrato Emprego-Inserção para Pessoas com Deficiências e Incapacidades

Centro de Emprego Protegido

Contrato de Emprego Apoiado em Mercado Aberto

Prémio de Mérito

Produtos de Apoio (Ajudas Técnicas)

 

Equipa Técnica

- Coordenador/Responsável: Carlos Pereira

- Mediadores para o Emprego

 

Local de funcionamento

Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP)

 

Horário

De 2ª a 6ª das 9h00 às 17h00

 

IAOQE - INFORMAÇÃO, AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO

Objetivo

Apoiar as pessoas com deficiências e incapacidades, inscritas nos centros de emprego, na tomada de decisões vocacionais adequadas, disponibilizando a informação necessária para o efeito, promovendo a avaliação da sua funcionalidade e incapacidade e a determinação dos meios e apoios considerados indispensáveis à definição e desenvolvimento do seu plano pessoal de emprego.

Destinatários

Pessoas com deficiência e incapacidade inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional, incluindo as que solicitem apoio financeiro ao IEFP para aquisição de produtos de apoio e os trabalhadores em regime de emprego apoiado para efeitos de avaliação da capacidade de trabalho

Duração

Até 4 meses. 

 

APOIO À COLOCAÇÃO

Objetivo

Promover a inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência e incapacidade através de um processo de mediação entre as pessoas e os empregadores.

Destinatários

Pessoas com deficiência e incapacidade, desempregadas ou empregadas que pretendam mudar de emprego, inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional.

Empregadores que pretendam contratar trabalhadores com deficiência e incapacidade.

Duração

Até 12 meses.

 

ACOMPANHAMENTO PÓS-COLOCAÇÃO

Objetivo

Promover a manutenção no emprego e a progressão na carreira dos trabalhadores com deficiência e incapacidade.

Destinatários

Trabalhadores com deficiência e incapacidade, por conta própria ou de outrem, que necessitem de apoio para a manutenção ou progressão no emprego, inscritos e encaminhados pelos centros de emprego e centros de emprego e formação profissional. 

Empregadores que contratem trabalhadores com deficiência e incapacidade, em regime normal ou em regime de emprego apoiado, promovam estágios financiados pelo IEFP, IP ou contrato emprego-inserção (CEI) para pessoas com deficiência ou ainda mantenham ao seu serviço trabalhadores que tenham adquirido deficiência.

Duração

12 meses para cada trabalhador com deficiências e incapacidades, podendo ser prorrogado até ao limite de 24 meses, em situações excecionais, designadamente, no caso de pessoas com deficiências ao nível das funções mentais, desde que devidamente justificado.

 

 

 

(Informação atualizada em 2026.01.12