e-mail: cri@cercimarante.pt
A partir do dia 28 de Abril de 2009, nos termos constantes do Aviso nº 22914/2008, publicado no Diário da Republica, 2ª série, nº 170, de 3 de Setembro, a CERCIMARANTE foi acreditada como Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) pelo Ministério da Educação, e que se destina a alunos para quem são mobilizadas medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão.
É um serviço especializado, que apoia e intensifica a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.
O CRI atua numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva. A intervenção tem enfoque nos diferentes ambientes da escola nos quais é suposto o aluno participar, e na interação entre o aluno e esses ambientes, tendo como objetivo último eliminar barreiras que dificultam ou impedem o acesso ao currículo e à participação na vida escolar.
A equipa do CRI, composta por técnicas/os das áreas da Fisioterapia, Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, enquanto elemento variável da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), colabora no processo de identificação de medidas de suporte, no processo de transição para a vida pós-escolar, no desenvolvimento de ações de apoio à família e na prestação de apoios especializados nos contextos educativos. Também presta apoio de retaguarda aos professores, pais, pares e outros agentes educativos, nas diferentes fases de intervenção educativa (avaliação, planeamento e intervenção).
O CRI abrange os concelhos de:
• Amarante (Agrupamento de Escolas de Amarante, Amadeo de Souza Cardoso e ES/3 de Amarante);
• Resende (Agrupamento de Escolas de Resende).
(Informação atualizada em 2023.02.09)