• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)
Abril: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos Infantis!
Publicado por: Cercimarante Em: 06 de Abril de 2022

Abril: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos Infantis!

Em 1989, a norte americana Bonnie Finney amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos.
Com este gesto simples, quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. E a repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos Infantis.
 
 “O Azul funciona, para mim, como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”. (Bonnie W. Finney)
 
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica, pois o seu neto morrera, de forma brutal, por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.
 
E porquê azul?
Porque Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como uma imagem constante, na sua luta pela proteção das crianças, contra os maus-tratos.
 
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil, e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
 
Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens; pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, quer por outras entidades que trabalham com crianças e jovens, e que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos!
 
Na Cercimarante, também o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) irá assinalar esta temática, com um conjunto de atividades prevista para o presente mês de abril.
 
"As mãos servem para proteger, pois só o coração pode bater!"

Próximos Eventos

Mais Eventos

Facebook