• +351 255 410 930 (Chamada para a rede fixa nacional)
Caso de sucesso de reabilitação profissional de Pessoa com Deficiência ou Incapacidade (PCDI)
Publicado por: Cercimarante Em: 23 de Junho de 2022

Caso de sucesso de reabilitação profissional de Pessoa com Deficiência ou Incapacidade (PCDI)

O CRL da Cercimarante, a funcionar desde 2001, é um serviço credenciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), enquanto estrutura de suporte e apoio aos Centros de Emprego do Tâmega e Sousa e de Penafiel, no âmbito da Reabilitação Profissional.
Ao longo dos anos, muitos têm sido os casos de sucesso de reabilitação profissional de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (PCDI), que resultam da intervenção e acompanhamento do Centro de Recursos Local da Cercimarante.
Apresentamos um desses casos de sucesso, no âmbito do Acompanhamento Pós-Colocação.
 
João Paulo Guedes - “Vialsil Group”, Baião:
Em Ancede, Baião, na “Vialsil Group”, uma empresa que atua nas áreas da construção e conservação, encontra-se o agora funcionário João Paulo Guedes que, recentemente, assinou um contrato de trabalho sem termo, depois de ter sido recebido de braços abertos, em março de 2021, por esta empresa. 
De ressalvar que, o candidato foi recebido pela empresa, através de um pedido de integração em Estágio de Inserção, no âmbito do acompanhamento da medida de Apoio à Colocação do CRL.
Gosto muito de trabalhar aqui, não só pelas tarefas que faço ligadas à jardinagem e à limpeza de terrenos, como também por me sentir muito respeitado nesta empresa. Sei que não estou sozinho, e se precisar de alguma coisa, os colegas que me acompanham e a Dr.ª Paula Carvalho [responsável pelos Recursos Humanos] estão sempre disponíveis para me ouvir e ajudar”, refere João Paulo Guedes.   
 
Sobre a integração de João Paulo na “Vialsil Group”, o administrador Paulo Portela salienta os vários aspetos positivos: “Com esta integração, estamos a cultivar a nossa responsabilidade social, e que é algo tão importante. Depois, estamos a contribuir para que o João Paulo possa ter uma vida melhor, mais digna e independente. Desde o primeiro momento, acompanhamos e apoiamos o João Paulo, das mais diversas formas. Nunca está sozinho”.
 
Relativamente ao trabalho realizado pela equipa técnica do Centro de Recursos Local da Cercimarante, o empresário Paulo Portela destaca o importante papel. “O trabalho e acompanhamento feito por esta equipa técnica são de louvar. Estão sempre disponíveis a ouvir e a apoiar o João Paulo Guedes, mas também a elucidar-nos e a esclarecer-nos dúvidas e questões, para que possamos dar ainda um melhor acompanhamento ao João Paulo”, aponta o administrador da “Vialsil Group”.
 
Os objetivos do Acompanhamento Pós-Colocação passam por “promover a inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência e incapacidade, através de um processo de mediação entre as pessoas e os empregadores, e promover a manutenção no emprego e a progressão na carreira dos trabalhadores com deficiência e incapacidade.
 
De acordo com o coordenador do CRL e presidente do CA da Cercimarante, Carlos Pereira, a intervenção do Centro, neste acompanhamento, tem um balanço “francamente muito positivo”.
É com grande satisfação que vemos cumpridos os objetivos a que nos propusemos. A intervenção da equipa do CRL, não só no Apoio à Colocação como no Acompanhamento Pós-Colocação do João Paulo Guedes, ao nível do apoio psicológico e social, ou mesmo do apoio à adaptação às funções a desenvolver e ao posto de trabalho, bem como a integração no ambiente sócio laboral da empresa e o desenvolvimento de comportamentos pessoais e sociais adequados ao estatuto de trabalhador, têm sido fundamentais para o sucesso desta integração. Não podemos esquecer, igualmente, a importância do papel da “Viasil Group” em todo este processo, pelos seus recursos humanos sempre disponíveis, pelo seu cariz social, e solidariedade, nomeadamente ao nível pessoal e profissional para com o João Paulo. Esta empresa é, sem dúvida, uma referência no ramo empresarial, no que à integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho diz respeito”, conclui Carlos Pereira.

Próximos Eventos

Mais Eventos

Facebook