Centro de Recursos Local organiza seminário sobre empregabilidade de pessoas com deficiência
Na passada sexta-feira, 11 de outubro, ao longo de todo o dia, o nosso Centro de Recursos Local (CRL) realizou um Seminário intitulado "Estratégias e boas práticas para a promoção da inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade no Mercado de Trabalho", no Auditório do Instituto Empresarial do Tâmega (IET), em Amarante.
A sessão de abertura esteve a cargo do presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Rui Chantre; do vice-presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo; do presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), Rodrigo Ramos, e o vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Ceia.
Os trabalhos iniciaram às 09h45, com o primeiro painel denominado, "Importância da empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade".
A moderação deste painel esteve a cargo do provedor do cidadão com deficiência do Município de Vila Real, Márcio Martins e o palestrante convido foi o presidente do INR, Rodrigo Ramos.
Teve lugar, depois uma pausa para café, seguida de uma atuação do Grupo de Expressão Dramática do nosso Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), intitulada "Freedom", e que contou com a participação de clientes e colaboradores/as deste Serviço.
Já o segundo painel versou sobre "Boas práticas de inclusão", com moderação do provedor da pessoa com deficiência do Município de Amarante, Filipe Cerqueira, e do presidente da Associação Empresarial de Amarante (AEA), Bruno Costa. A temática do painel foi desenvolvida pelos palestrantes convidados, o diretor do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, Cândido Zoio, e o vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Ceia.
O terceiro painel, designado "Desenvolvimento de competências", foi moderado pelo diretor técnico do Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP) da Cercimarante, Carlos Pereira, e o desenvolvimento desta temática esteve a cargo do vice-presidente da Federação Portuguesa da Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade (FORMEM), António José Ribeiro.
Da parte da tarde, deu-se continuidade ao seminário, com a realização do quarto painel – "Sensibilização e combate ao preconceito", moderado pela diretora-adjunta do Centro Distrital do Porto da Segurança Social, Rosário Loureiro, tendo sido desenvolvido o tema pela palestrante convidada, a professora associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Paula Campos Pinto.
O quinto e último painel, subordinado ao tema "Casos de sucesso e experiências inspiradoras" foi moderado pelo presidente da AEA, Bruno Costa, e pela diretora executiva da Associação Empresarial de Vila Meã (AEVM), Rosário Meneses.
Os/as convidados/as que deram vida ao painel foram, Paula Carvalho, do Departamento Financeiro / Recursos Humanos da empresa Vialsil Group; Carla Silva, Diretora Técnica do Centro Paroquial - Casa da Sagrada Família de Penafiel; Carlos Janeiro, Sócio-gerente da empresa Leite & Janeiro, Oficina e Pneus Lda.; Sónia Coelho, Sócio-gerente da empresa Industrial de Gatão - Móveis e Urnas funerárias Lda.; Joana Cardoso - a frequentar um programa de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, na Biblioteca Municipal de Baião; Pedro Pinho, inserido com contrato de trabalho na Industrial de Gatão - Móveis e Urnas funerárias Lda., e Ana Isabel Eliseu, inserida com contrato de trabalho, Restaurante Estrada Real.
A sessão de encerramento, por volta das 17h00, foi protagonizada pelo presidente do Conselho de Administração da Cercimarante, Rui Chantre, e pelo vice-presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo.