Cercimarante expõe projeto fotográfico “Amarante In Memoriam”
Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, 03 de dezembro, a Cercimarante criou um projeto fotográfico intitulado “Amarante In Memoriam”, que contou com a colaboração dos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.) da Cooperativa, e que consistiu na personificação de figuras ilustres e típicas de Amarante, tendo sido recriados guarda-roupas, cenários e situações do quotidiano de algumas das mais marcantes personalidades e figuras amarantinas.
O resultado está traduzido em 17 fotografias que estão, a partir de hoje, expostas na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante.
“Decidimos considerar um dos muitos projetos da Cercimarante, em concreto o “Amarante in Memoriam”, permitindo assinalar este dia [03 de dezembro] e, do mesmo modo, efetuar uma homenagem, ainda que singela, a alguns ilustres Amarantinos. Tendo o resultado desse esforço permitido obter algo que consideramos impar e de que nos podemos orgulhar, pois, através de todo um trabalho de recolha de informação e de caracterização magnifica de alguns dos nossos clientes do C.A.O., conseguimos uma personificação muito fidedigna desses ilustres”, explica o presidente do Conselho de Administração (CA) da Cercimarante, Carlos Pereira, que deixa, igualmente, alguns agradecimentos: “Os nossos agradecimentos especiais a toda a equipa e aos clientes que estiveram mais envolvidos na concretização deste projeto, às demais entidades e aos familiares que proporcionaram e autorizaram a recolha de informação e cedência de espólio, para o registo fotográfico e, ainda, ao Município de Amarante por se ter associado à Cercimarante nesta iniciativa. Finalmente, a todos/as quantos/as possam ajudar-nos na sua divulgação”.
Do conjunto de personalidades e figuras marcantes da comunidade amarantina que estão, agora, retratadas por um grupo de clientes do C.A.O., constam: Amadeo de Souza-Cardoso; Teixeira de Pascoaes; Agustina Bessa-Luís; Maria Eulália de Macedo; Maria Amélia Laranjeira; Eduardo Teixeira Pinto; Ilídio Sardoeira; São Gonçalo de Amarante; Acácio Lino; Comendador José de Abreu; General Silveira; António do Lago Cerqueira; Alexandre Pinheiro Torres; António Carneiro; Conselheiro António Cândido; Bombeiro Carlos Macieira e Zé dos Patos.
O projeto fotográfico “Amarante In Memoriam”, que integra a campanha ‘Amarante de Igual para Igual’, promovida pelo Município de Amarante, é também a atividade que irá encerrar esta iniciativa.
“Hoje [03 de dezembro], termina a campanha ‘Amarante de Igual para Igual’. Iniciada a 24 de outubro, com o Dia Municipal para a Igualdade, termina com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e nada melhor do que fazê-lo nesta parceria com a Cercimarante. Permitam-me, por isso, que transmita à Cercimarante os sinceros parabéns pelo denodo com que tem cumprido a sua Missão. Pela forma como, a cada dia, ao longo destes anos, soube cuidar dos seus, fazendo o que bem sabem: dar-lhes felicidade! E, na Cercimarante, lembrar todas e todos aqueles que cuidam de quem mais precisa”, refere a vice-presidente do Município de Amarante e vereadora da ação social, Lucinda Fonseca.
A exposição fotográfica estará patente, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, até ao dia 31 de dezembro de 2020.
"Dia Internacional da Pessoa com Deficiência...."
Ainda sobre este dia, o presidente do CA da Cercimarante partilha algumas palavras. “Hoje, comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a Cercimarante, enquanto entidade com responsabilidades na defesa dos direitos destas pessoas, tem, nos seus 40 anos de existência, procurado contribuir para a construção de um futuro inclusivo e transformador, onde ninguém fique para trás e no qual todos/as, mas em particular as pessoas com deficiência, possam compreender todo o seu potencial”, sublinha Carlos Pereira.
Também a vice-presidente do Município de Amarante e vereadora da ação social deixa uma mensagem, a propósito desta data. “É com particular carinho que dedico esta mensagem a todas e a todos quantos sentem, no dia a dia, a dificuldade de ser diferente. Aproveitar esta data para apelar à responsabilidade individual e coletiva de comprometimento: fazer deste mundo um lugar melhor para se viver! Isso obriga-nos a começar pelo que nos rodeia e por quem conhecemos. Como vereadora com a Coesão Social, a minha mensagem é de esperança. Se soubermos incluir a pessoa com deficiência nos diferentes aspetos da vida, quer seja política, social, quer seja económica ou cultural, teremos um mundo melhor. Cuide do mesmo modo que gostaria de ser cuidado!”, salienta Lucinda Fonseca.