Cercimarante irá disponibilizar, brevemente, o Serviço de Apoio Domiciliário
A Cercimarante já iniciou o processo de sinalização de eventuais casos de pessoas que possam vir a necessitar da intervenção do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), um novo serviço a disponibilizar, brevemente, por esta Cooperativa.
Para isso, a Administração solicitou a colaboração dos presidentes das Juntas de Freguesia de Amarante, no sentido de poderem ajudar na divulgação e sinalização de eventuais “fregueses” para o SAD.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Carlos Pereira, este novo serviço “é inovador, na região, e irá abranger todo o concelho de Amarante, destinando-se a apoiar 24 pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI)”. Será assegurado por três assistentes e uma diretora técnica.
Existem, no concelho, outras entidades a desenvolver este serviço, no entanto o mesmo é efetuado, normalmente, a pessoas mais idosas que, face ao isolamento a que estão sujeitas, e à sua condição de saúde, necessitam deste apoio. “Porém, o nosso SAD está vocacionado para um público-alvo diferente [pessoas com deficiência ou incapacidade] que, face à sua condição de saúde, fruto da nossa larga experiência, e dos recursos altamente qualificados que possuímos, julgamos melhor poder corresponder às suas necessidades e expetativas”, sublinha o presidente da Cercimarante.
Carlos Pereira acrescenta, ainda, que a ideia para este serviço surgiu depois de nas conversas tidas com familiares de alguns dos clientes da Cooperativa à qual preside, perceber que existiam várias pessoas com esta necessidade, uns porque efetivamente não tinham qualquer retaguarda familiar e outros que, apesar de ainda se encontrarem a cargo dos seus familiares, estes, face à sua idade avançada não reúnem as melhores condições para lhe prestarem o apoio que os seus filhos com uma condição especial, exigem e merecem.
Eventualmente, a nova oferta poderá, igualmente, abranger, no futuro, pessoas com doença mental, uma preocupação “cada vez maior” ao nível dos Serviços de Apoio Social, constata o presidente do CA.
Prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicílio
Como explica a diretora técnica do SAD, Daniela Teixeira, “este serviço visa a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a pessoas com deficiência ou incapacidade, e cujas famílias não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das atividades de vida diária, contribuindo para a sua autonomia e qualidade de vida”.
O Apoio Domiciliário pretende, assim, “contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos clientes e suas famílias, proporcionando cuidados que promovam a autonomia, o equilíbrio e bem-estar das pessoas apoiadas, colaborando com as famílias na satisfação das necessidades básicas ao familiar com deficiência, nunca as substituindo”, garante a diretora técnica.
Esta resposta pode ser prestada durante cinco ou sete dias da semana, sendo o horário estabelecido de acordo com as necessidades dos clientes e das suas famílias.
O desenvolvimento das atividades é efetuado “de acordo com a estratégia, orientações e níveis de desempenho definidos pela Administração e identificados no Plano de Atividades do Serviço e, a um nível micro, no Plano Individual do cliente que prevê os serviços e áreas de intervenção contratualizadas, tendo como premissa a satisfação das necessidades e expectativas do cliente ou do(s) seu(s) significativo(s), maximizando o seu potencial”.
Deste modo, e segundo Daniela Teixeira, o SAD disponibiliza “um conjunto de serviços de apoio às atividades básicas e instrumentais da vida diária, nomeadamente, cuidados de higiene e conforto pessoal; higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados; fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica, e tratamento da roupa de uso pessoal do cliente”.