
Cercimarante no Projeto CLEAR
A convite do investigador e professor Hélder Ferraz, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a Cercimarante integra, juntamente com outras Instituições, Escolas e Entidades Portuguesas, o projeto “Constructing learning outcomes in Europe” (CLEAR), onde se faz representar, no grupo de discussão focalizada, pelas colaboradoras e psicólogas Mónica Ribeiro e Vânia Cerqueira.
Com base numa melhor compreensão dos processos de construção das aprendizagens, o projeto CLEAR propõe-se investigar o impacto de políticas para promover o sucesso e combater o insucesso escolar e conceber atividades participativas a nível local, para desencadear soluções políticas inovadoras.
Para já, a equipa que integra o projeto está numa fase de recolha de dados qualitativos que se traduz em dois momentos. O primeiro diz respeito a um grupo de discussão focalizada, que tem entre seis e nove pessoas, com um conhecimento profundo dos processos educativos, dos motivos do insucesso educativo, e da transição para o mercado de trabalho da sub-região de Tâmega e Sousa (uma das sub-regiões selecionadas). O segundo momento dirá respeito a um conjunto de entrevistas a serem realizadas com indivíduos entre os 18 e os 29 anos.
Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizon Europe, recorre a uma abordagem comparativa em oito países da União Europeia, nomeadamente Alemanha, Áustria, Bulgária, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália e Portugal, por meio de análises quantitativas e institucionais, inquéritos de peritos a nível nacional e regional, análises qualitativas e estratégias participativas inovadoras a nível local.